Aprenda a jogar

Conheça as regras do jogo começando pelo básico até o avançado com base no manual oficial de regras utilizado em torneios. 

O básico

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2 vs. 2

Time A começa o ponto sacando na rede em direção ao Time B 

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3 toques

A dupla tem até 3 toques para mandar a bola de volta na rede

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Movimento 360°

Depois do saque jogadores podem se movimentar em qualquer direção

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Pontuação

O objetivo da dupla é fazer a bola bater na rede e cair no chão para pontuar

Regras em detalhes

ANTES DE JOGAR

- A bola deve ser inflada a 30 centímetros de circunferência.
- A tensão da rede deve ser consistente por toda parte. Uma bola lançada de 90cm acima da rede deve quicar aproximadamente 30-45 centímetros.

DURANTE O JOGO

- Todos os jogadores, exceto o jogador que recebe o saque, devem começar o ponto a pelo menos 1,80 metros do set.
- O receptor pode estar a qualquer distância desejada.
- Uma vez que o sacador bate na bola, os jogadores podem ir para onde quiserem.
- A posse muda quando a bola entra em contato com a rede.
- Cada equipe tem até 3 toques por posse.
- Determine uma ordem de saque que alterne os jogadores das duas equipes.
- Para equalizar os efeitos do sol e do vento, gire as posições iniciais 90 graus no sentido anti-horário a cada 5 pontos, se desejar.

PONTUAÇÃO

- Roundnet é jogado com pontos corridos. Os pontos podem ser ganhos pela equipe sacadora ou receptora.
- Os jogos são normalmente jogados até 11, 15 ou 21. Em torneios, a organização determina a pontuação que será aplicada.
- Os jogos devem ser ganhos por dois pontos de diferença, a menos que seja acordado ou especificado de outra forma.
- A disputa do ponto termina quando:

  - A bola entra em contato com o solo ou não retorna para a rede dentro de 3 toques.

   - A bola é rebatida diretamente no aro a qualquer momento, inclusive em um saque.

   - A bola quica e volta para a rede ou aro.

   - A bola rola claramente pela rede.

SAQUE

- Os jogadores tem direito a realizar 2 saques. Se errar o primeiro, tem um segundo saque, bem parecido com a regra do tênis.
- Se a equipe receptora ganhar o ponto, o próximo jogador designado sacará de acordo com a sequência inicial. Caso contrário, o sacador troca de posição com seu parceiro e realiza o saque no outro jogador da equipe receptora.
- A equipe receptora define sua posição primeiro. O sacador fica 180 graus em frente ao recebedor designado.
- Saques podem ser realizados com qualquer força e saques curtos são permitidos.
- Se um sacador comete duas faltas, a equipe receptora ganha o ponto. As violação de qualquer uma das seguintes regras também é uma falta:

   - O sacador deve lançar a bola para cima pelo menos 10 centímetros.

   - Se o sacador lançar a bola, ele deve acertá-la. Deixar cair, pegar ou balançar e errar um lançamento conta como uma falta.

DISPUTA DO PONTO

- Os toques devem alternar entre jogadores da equipe. Toques consecutivos por um jogador resultam na perda de um ponto. (exceto regra: "soft-touch")
- A bola deve ser tocada de forma limpa, sem conduzir a mesma. Os jogadores não podem bater na bola com as duas mãos, mesmo que colocadas juntas "estilo voleibol".
- Os jogadores podem usar qualquer parte individual de seu corpo para bater na bola.
- Após o saque, qualquer lance incomum (por exemplo, "pocket") que não entre em contato com o aro é legal e segue o ponto.
- Um lance que a bola cai na rede, rola para o aro e depois para fora da rede (ou seja, "roll-up") não é considerado um falta.
- Se as equipes não concordam com a marcação do ponto, repita o ponto.

INFRAÇÕES

- Lembre-se: a segurança do jogador é fundamental.
- Os jogadores defensores devem fazer um esforço para não impedir a posse da equipe adversária.
- Se um atacante colide com um defensor, ou a posição de um defensor impede uma jogada ofensiva, o jogador pode chamar "hinder" para forçar uma repetição do ponto.

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